sábado, 24 de novembro de 2012

BankRoll...

Regras para uma boa gestão de banca

Para quem esta a começar e não só...

  • Não jogues com “scared money”
A primeira regra da gestão de banca é nunca jogar com “scared money”. “Scared money” é dinheiro que precisas para coisas importantes como, pagar a renda, comida e outros bens de primeira necessidade. Não só poderá isto estragar a tua vida, mas irá sem dúvida afectar a tua maneira de jogar, normalmente para pior. A tua banca deverá ser composta por uma quantidade de dinheiro posta de parte especificamente para jogar poker.
  • O número mínimo de buyins que precisas (MTTs) 
Este número deverá ser cerca de 100 vezes a média do buyin dos torneios que jogas. A média pela seguinte razão, se normalmente jogas torneios entre os $2 e os $5 e tens uma banca de $500 não quer dizer que não possas de vez em quando jogar um torneio de $10 ou $20. Dar um “shot” num buyin mais alto é óptimo porque dá-te a oportunidade de ganhar um prémio grande, o que aumentaria consideravelmente a tua banca, ou melhoraria a tua vida.

Contudo, seria errado da tua parte jogares apenas esses torneios de $20, porque o mais provável era bustares. Quando tentares a tua sorte em torneios de buyin maior, nunca gastes mais do que 4-5% do total da tua banca num único torneio, o mais provável é que, ao teres uma grande parte da tua banca investida num torneio, não jogares o teu melhor, porque esse buyin é muito importante para ti. Tens de te lembrar que é muito importante estar o menos emocionalmente envolvido possível, para que possas tomar as melhores decisões.

Outra coisa que vale a pena ser mencionada, é que o tamanho do field afecta a variância. Se só jogares torneios com fields grandes, irás precisar de uma banca maior, porque irás estar mais tempo sem conseguir um bom prémio.
  • Deixa a tua banca ditar que limites irás jogar (Cash)
Um típico jogador de cash no limit deverá ter cerca de 20 buyins máximos na sua banca. O buy in máximo é normalmente 100 vezes a big blind, ou seja, 2000 big blinds, se quisermos meter as coisas nestes termos. Por isso, se a tua banca for de $500, um bom limite para jogares será .10/.25. É certo q isso parecem trocos, mas o cash no limit pode tornar-se mortífero rapidamente. Se decidires jogar abaixo das 2000 BBs total de banca, irás pôr em perigo uma de duas coisas: a tua capacidade de jogar poker sólido e agressivo, porque te tornarás mais protector do teu dinheiro, ou a tua capacidade de jogar poker sequer, se continuares a jogar um poker agressivo e a tua má run não tiver fim.
  • Não tenhas problemas em baixar de limites se a tua banca assim o pedir 
Se a tua banca baixar das 300 BB (ou dos 100 buyins) para o limite que estás a jogar depois de acabares a tua sessão, tens de te assegurar que a tua próxima sessão será num limite que a tua banca poderá suportar. Senão, vais estar a depender do factor sorte. Um dos benefícios do poker, comparado com outros jogos, é que podes minimizar os efeitos do factor sorte na “long run” através da aplicação da “skill”. O mais provável é conseguires bater o nível abaixo facilmente, por isso desce um degrau durante um tempo e reconstrói a tua banca.
  • Não te habitues a usar a tua banca para coisas extra poker
Muitas pessoas acham que a sua banca é dinheiro do qual poderão desfrutar, e não há problema nisso se não fazes planos de subir de limites. Mas se o teu objectivo for subir, precisas de limitar a tua banca exclusivamente ao poker. Isso implica nada de jogos –EV (blackjack, rouleta, slots, etc.), nem de jantares caros sempre que tens uma sessão sólida. Não há nada de errado em retirar dinheiro para uma pequena recompensa para ti, de vez em quando, mas tens de fazer disso uma excepção e não uma regra.

Gerir a tua banca é uma questão de disciplina. Se subir de limites é um objectivo teu, deverás ter especial atenção em como tratar a tua banca. Geri-la de forma inteligente é o melhor seguro que um jogador de poker poderá ter.

MTT Small Stakes
Bárbara Magalhães (BarbaraPT)


Fontes:
http://www.texasholdem-poker.com/bankroll-management

http://www.blindbetpoker.com/tips/bankroll-management.html

http://www.cardschat.com/mtt-tournament-bankroll-management.php